Toro Toro - O tesouro perdido da Bolivia



Toro Toro - O tesouro perdido da Bolivia.

A cerca de 138km de Cochabamba e a 6 horas de ônibus (com os normais precipícios, bunda quadrada, ininterrupto reggaeton e óbvio minha bexiga de velho quase estourando, já que não tinha banheiro no ônibus), ainda sem internet, com dois orelhões e celulares sem serviço, ergue-se o pequeno povoado de Toro Toro, cidade qual tem o mesmo nome deste parque nacional.




Ao entrar na vila, parece que o tempo aqui parou, não aceita cartões, tem um restaurantezinho e um comedor.

Assim que cheguei consegui um dormitório, que na verdade acredito que era uma espécie de cozinha, já que tinha um botijão de gás e encanação pra pia, mas ok.

Nos 4 dias que fiquei no povoado acredito que andei uns 30km pelo menos, já que os sítios arqueológicos, canions e fossemos de dinossauros (esqueci de falar que esse é o grande ponto do povoado), são ricos em detalhes e ainda pouco explorado.

Se tornou um dos meus lugares preferidos da Bolivia, barato, seguro, muito interessante e tranquilo.

Voltando um pouco sobre a viagem, comprei uma passagem com visão panorâmica R$ 2 mais caro do que os R$ 8 da passagem comum. Mas quando cheguei no meu lugar estava tomado por tomates e ovos, qual era de uma "chola" (pesquise no google) que gentilmente me pediu para levar no meu colo, já que o dela estava tão cheio que literalmente quase não a via. Antes de o ônibus sai, tirei minha carga do colo e fui num banheiro público (um poste) pra nao passar vergonha e mijar nas calças ao lado da senhora e seus ovos.



Voltando, ao parque, há muitos exemplares de flora e fauna, como condores. Normalmente se contrata guias R$ 30 por todo um dia isso ainda dividido por 6 pessoas R$5 cada.

Existem pinturas rupestres, cavernas fantásticas, povoados a 3800 mt de altitude, cidades feitas de rocha e toda a tranqüilidade que alguém pode buscar.










CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário