Um mês de viagem e minha despedida da Bolivia.




10 de março, ultimo dia labuta depois de 6 anos e meio de trabalho -  desempregado, sabendo de algo, to ai. Menos como stripper, já tentei mas não sou bom nisso, apesar de ter meu charme - já estava no limite de uma panela de pressão (um pouco de exagero, mas não vou rescrever). Primeira coisa que pensei quando sai da tal salinha que muitos temem, meu pensamento foi, vou viajar (ponto)

O primeiro roteiro que me veio a cabeça foi, Tailândia, Camboja e Vietnã. Duas noites depois, tive um sonho que mudou o "roteiro", me vi ( de verdade, em terceira pessoa) num restaurante em Copacabana - BOL, o mesmo que estive a 4 anos atrás, pronto, vou começar a viajarem na Bolivia.

- Mas depois pra onde eu vou? 
- Lá eu vejo. 

Assim, começou essa viagem...

Passei os primeiros 32 dias na Bolivia, em muitas cidades e povoados. A Ainda hoje é um país que me encanta e me choca ao mesmo tempo e as vezes infelizmente na mesma proporção. Um país realmente lindo, histórico, sofrido, conquistado, reconquistado, com pessoas com muita bondade no coração, mas com uma tristeza que também é bem visível, normalmente entre os de origem indígena (a maioria).

Muitas vezes antes, pensei que talvez porque viviam uma vida mais simples, mas agora vejo que não é somente isso. Apesar do país estar crescendo e se desenvolvendo muito e isso é visível, por centenas de construções e obras nas estradas, ainda vejo um pouco de desajuste entre as pessoas, não é exatamente entre riqueza x miséria, porque acho que isso no Brasil é mais latente, mas por uma falta de respeito com os indígenas, acho que ainda não são iguais.

Neste mês aprendi bastante, foi uma experiência muito boa e feliz neste pais grande, colorido, e rico de coração (porém ainda com muitos ônibus sem banheiro, o que me colocou a prova muitas e muitas vezes com minha bexiga teimosa).

Um abraço e palmas para esses povo tão lutador.









CONVERSATION

0 comentários:

Postar um comentário