El Cocuy – O resgate

Um grande problema sobre viajar na Colômbia: transporte terrestre.

De Cartagena e chegar a Cocuy são cerca de 550 km, porem esse trajeto de ônibus não dura menos que 28 horas. Sendo assim tivemos que fazer meio aéreo, meio terrestre, o que ainda levou 12hr, Somente de Cartagena para Bogotá a viagem terrestre dura 18 hrs e a aérea 50 min.

Mas blz, depois de pegar um vôo e 2 bus e a pior estrada que já andei, pior que “La Ruta de la muerte” em La Paz e pio que Machu Picchu por Santa Teresa, chegamos em Cocuy, como os dias da viagem já estavam contados e não tínhamos nenhuma janela para atrasos decidimos fazer o trekking as lagunas de Cocuy no mesmo dia e o trekking as geleiras no dia seguinte. O problema é que a menos de 24hrs atrás estávamos a 0m de altitude, e por conta de comer mal no dia anterior e não ter conseguido dormir por causa da tal estrada eu estava extremanente cansado. Mas ok, pegamos a trilha a 3600 m de altitude e em 2hs de caminhada já estávamos a 4200 malt, quando comecei a passar mal, cansaço, fraqueza e falta de ar, mesmo assim descancei um pouco e continuei, quando deu 4hs de trekking alem de tudo isso meu coração começou a acelerar e desabei, para piorar as coisas alem do frio, que na minha situação so piorava, ainda começou a garoar. Como estávamos no meio de um vale um resgate de carro era impossível, eis que o André agilizou com o Fernando e arrumaram um resgate a cavalo, pois perto dali havia uma fazenda que alugava cavalos para um outro trecho do vale.

So me assustei duas vezes na vida por causa disso, uma vez em Los Penitentes e nesse dia, estava com muito frio e a vista turva, não agüentei e vomitei, porem apesar de melhorar um pouco, perdi a força e resistência.

Estava tão fraco e não consegui conduzir o cavalo. Cheguei na cabana onde iríamos passar a noite e capotei, depois ainda fizeram uma sopa pra mim, comi um pouco de “panela” tomei remédio e capotei, dormi 14hs direto, mas graças ao André, Fernando e Deus deu tudo certo, mas se não fosse o resgate a cavalo com certeza não iria conseguir sair dali... Foi brabo.

Infelizmente não conseguimos fazer o trekking a geleira no dia posterior, fiquei chateado pois era uma das coisas que mais queríamos fazer, mas fica pra próxima.
Na outra noite pegamos a tal da estrada de novo e 12hs depois estávamos em Bogotá de novo, onde partiríamos para Ipiales e logo depois Equador.